PANFLETOS

PANFLETOS

Uma forma fácil de divulgar uma ideia ou uma marca é através dos panfletos. O custo para a produção de um panfleto é muito baixo se levado em consideração todo o público que ele atinge em um período curto de tempo.

Esses folhetos apresentam de forma rápida um resumo sobre diversos assuntos, como promoções, anúncios de eventos e feiras, incluindo também propagandas e manifestações em geral.

No caso dos flyers, a recomendação é por um papel um pouco mais espesso, o couchê. É comum em flyers a utilização de acabamentos como o verniz, ou as laminações brilho e fosca para destacar letras e fotos, enobrecendo o material. Para isso, a gramatura ideal seria entre 150 a 300g.

Em relação aos folhetos, a prática mais utilizada é de um papel mais fino e simples, podendo ser o couché ou off-set, com a gramatura ideal de 90 a 115g, dependendo do tamanho. Ele não exige o mesmo acabamento de um flyer, que necessita destacar letras imagens. Este tipo de papel é normalmente utilizado para descrições e longos textos em geral.

Os panfletos são semelhantes aos folhetos. A diferença é que os panfletos são voltados para ações de baixo custo e quantidade elevada, o que pede por um papel de gramatura menor e de preferência Off-set, devido ao seu custo.

A gramatura ideal seria de 75 a 90g. Em casos específicos, não há problemas em se usar 115g, apenas não é tão comum na produção de panfletos, que raramente contém algum recurso visual mais sofisticado.

Os panfletos são uma forma positiva de propaganda. Eles podem ser distribuídos com grande facilidade o que aumenta ainda mais o seu alcance. O investimento comparado ao benefício é muito pequeno, o que tem aumentado a procura desses folhetos.